quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Correndo Atrás do Vento...


Meu avô tem 94 anos. Você consegue imaginar o que é ter 94 anos? Meu avô os tem e ainda é bem lúcido.



Ele é um exemplo pra mim em muitas coisas. Sempre trabalhador e, com muito suor criou, educou e formou na Faculdade 10 filhos, num tempo extremamente difícil. Ele é músico e aprendeu várias coisas sozinho, sem muitos recursos. Esforçado, disciplinado, com muita fé.


Sempre penso em meu avô animado, falante, feliz, tocando seu violão ou pistom. Vivia desafiando os netos a fazerem flexões, assim como ele. E era difícil acompanhá-lo.

Porém, a vida nos impõe limitações naturais e, uma delas, inafastável, é a idade.

E meu avô, com 94 anos, há um mês, encontra-se totalmente diferente da descrição que fiz acima. Está muito cansado, passa quase o dia (e a noite) numa cama, e depende de ajuda para algumas coisas.

E, nesses últimos dias, eu o tenho acompanhado, cuidando dele, revezando com outros familiares. Diante disso, pude parar para pensar sobre o livro de Eclesiastes.

Eclesiastes é um livro muito interessante onde o Autor busca o significado da vida.

Em dias tão corridos, que parecem abreviados, dias aonde nossos relacionamentos, muitas vezes, não vão além do orkut, twitter, MSN, dias sem igual, vale a pena pararmos para refletir um pouco sobre como temos passado nossa vida, como temos usado nosso tempo.

Uma geração segue a outra, o sol se levanta, põe-se e levanta-se outra vez, o vento sopra, os rios correm para o mar e o mar não se enche... A “eterna mesmice”...

O Autor do livro de Eclesiastes continua buscando o sentido da vida em todos os “prazeres”: vinho, casas, servos, muitas mulheres, muito dinheiro. E, lendo o livro, vemos que ele não encontra satisfação. Essas coisas apenas o distraem por algum tempo...

Não sabemos o que nos aguarda amanhã. O que sabemos é que a vida é um dom precioso e devemos viver hoje, amar hoje, perdoar hoje, semear hoje, pois “quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará” (Ec 11:4).

Muitas coisas maravilhosas podemos tirar desse livro. Encorajo você a lê-lo.

Mas, o mais belo de tudo é ver que, após tanta busca, após tanto vazio, após tantas futilidades, após “correr atrás do vento”, Salomão percebe que a vida que vale a pena ser vivida só pode ser encontrada no relacionamento com o Senhor, tendo-O como centro.

“De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos, porque isto é dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más”. (Ec 12:13-14)


Correr atrás do vento... Não é isso que quero pra mim! Não quero distrair-me com outras coisas!


“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado” (I Co 9:24-27)


Só Jesus traz real sentido à minha vida. Só Ele pode preencher o vazio e trazer contentamento. Só Ele pode fazer isso na sua vida também!


Ao invés de correr atrás do vento, corra!!! Mas corra para os braços dAquele que criou você e conhece cada anseio do seu coração. E sabe direitinho como saciá-los...


Abração e até a próxima !!!


Michele Doles – 27/08/2009

Um comentário:

  1. Oii Mi, como diz a palavra: "Esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as coisas que estão diante de mim, PROSSIGO ADIANTE SEMPRE...PARA ALCANÇAR O ÊXITO E A VITÓRIA EM JESUS", como um atleta correr sem se cansar, sem se fadigar e com perseverança eu hei de chegar! Pois Ele é a nossa esperança da glória! Que o Senhor nos ajude a enfrentar as batalhas e cada dia, pois tendo Cristo como nosso general venceremos todas as batalhas com êxito e glória! e que a cada dia alcancemos corações sábios, e entender a vontade de Deus para mim sem correr atrás do vento.
    Com certeza vou lar mais o livro de "Eclesiastes".
    E quero dizer que será maravilhoso poder compartilhar aqui as suas experiências com Deus.
    Um grande bjo!

    ResponderExcluir